EnglishFrançaisPortuguêsEspañol

Chuvas dão vida ao Pantanal

Complexo do Pantanal

O Pantanal tem um ciclo de vida bem interessante e isso se dá, principalmente, por causa da influência da água na região. Com clima predominantemente tropical, a planície conta com duas estações bem marcantes: o verão chuvoso e o inverno seco. Enquanto o primeiro período se estende de novembro a março, o inverno vai de abril a outubro.

Por estar localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, de 80 a 150 metros de altitude, o bioma tem forte influência das chuvas em seu ecossistema. As águas promovem a cheia dos afluentes que alagam uma extensa área do Pantanal.

Por causa dessas mudanças, a vegetação ciliar apresenta grande variedade dependendo do local e da época, e é afetada pelos diferentes níveis de inundação. É por isso que, em uma média de seis meses, as chuvas determinam as cores do Pantanal.

Com a fauna e flora derivados do Cerrado, com algumas influências amazônicas, o Pantanal é considerado pelos cientistas um grande viveiro natural pelas numerosas populações que aqui residem. Atua como refúgio para espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a arara-azul, o tamanduá-bandeira e a ariranha.

Além disso, são mais de 3.500 espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 177 de répteis, 41 anfíbios e ao menos 423 espécies de aves. Toda essa biodiversidade só é possível devido aos ciclos de água do Pantanal, a principal veia que pulsa a vida no bioma.

Chuvas dão vida ao Pantanal

O Pantanal tem um ciclo de vida bem interessante e isso se dá, principalmente, por causa da influência da água na região. Com clima predominantemente

Leia mais »
plugins premium WordPress