Pantanal: a maior planície alagável do mundo

Considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Situa-se no centro da América Latina, abrangendo áreas no Brasil, Bolívia e Paraguai. A maior porção é a brasileira, com 140.000 km2, que está dividida entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Tradicionalmente, o Pantanal brasileiro é dividido em 10 sub-regiões, de acordo com características da paisagem ou fatos históricos: Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Paiaguás, Paraguai, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda e Nabileque.

O regime de secas (de abril a outubro) e cheias (de novembro a março)

é uma das características mais marcantes desse ecossistema e dita o ritmo da incrível quantidade de vida silvestre que o Pantanal abriga.

Uma fauna e flora ricas

como em nenhum outro lugar no mundo!

Mato Grosso do Sul, Brasil

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso do Sul abriga 79 municípios. Faz divisa com 5 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso; e fronteira ao Sul com o Paraguai e a Oeste com a Bolívia. Sua extensa rede hidrográfica abrange as bacias do Paraná e do Alto Paraguai, esta última onde se localiza o Pantanal.

O Estado tem como principais atividades econômicas: agricultura, pecuária, indústria, turismo e extração mineral.

De origem e tradição agropecuária, o Estado tem elementos fortes que construíram suas tradições. Dentre as manifestações culturais, o modo de vida do homem pantaneiro, a identidade fronteiriça com os países vizinhos e a forte expressão indígena são marcantes no artesanato, na música e na culinária.

plugins premium WordPress