Pantanal

Complexo do Pantanal

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo e é considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Situa-se no centro da América Latina, abrangendo áreas no Brasil, Bolívia e Paraguai. A maior porção é a brasileira, com 140.000 km2, que está dividida entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Tradicionalmente o Pantanal brasileiro é dividido em 10 sub-regiões, de acordo com características da paisagem ou fatos históricos: Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Paiaguás, Paraguai, Nhecolândia, Abobral, Aquidauana, Miranda e Nabileque.

O regime de secas (de abril a outubro) e cheias (de novembro a março) é uma das características mais marcantes desse ecossistema e dita o ritmo da incrível quantidade de vida silvestre que o Pantanal abriga.

Fauna e Flora

Com fauna e flora derivadas do Cerrado, com algumas influências amazônicas, o Pantanal tem sido considerado por cientistas um grande viveiro natural pelas numerosas populações que mantêm. Atua como um refúgio para espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, a arara-azul, o tamanduá-bandeira e a ariranha.

São mais de 3.500 espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e pelo menos 423 espécies de aves.

Na Fazenda Baía das Pedras, localizada no chamado Pantanal da Nhecolândia, você tem a oportunidade de conhecer outros habitantes famosos: o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro e o veado-mateiro, a capivara, o jacaré, o bugio, a anta, o queixada, o tucano, o tuiuiú, a arara-canindé e a arara-vermelha.

Mato Grosso do Sul, Brasil

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso do Sul abriga 79 municípios. Faz divisa com 5 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso; e fronteira ao Sul com o Paraguai e a Oeste com a Bolívia. Sua extensa rede hidrográfica abrange as bacias do Paraná e do Alto Paraguai, esta última onde se localiza o Pantanal.

O Estado tem como principais atividades econômicas: agricultura, pecuária, indústria, turismo e extração mineral.

De origem e tradição agropecuária, o Estado tem elementos fortes que construíram suas tradições. Dentre as manifestações culturais, o modo de vida do homem pantaneiro, a identidade fronteiriça com os países vizinhos e a forte expressão indígena são marcates no artesanato, na música e na culinária.

Tag3 - Desenvolvimento Digital